19.4.06

ENERGIA DO BIOGÁS

Bactérias em acção !!

O que é ?
À maior parte de efluentes e resíduos - municipais ou agro-industriais – é geralmente atribuído um valor negativo. Mas o que começa por ser um problema pode transformar-se em solução. Pois é geralmente admitido que a maior parte, possue elevado potencial de biodegradabilidade, interessante para produzir biogás a partir de um tratamento por digestão anaeróbia de matéria orgânica.

Que potencial?
Em condições de anaerobiose –ausência de oxigénio - os microrganismos dos efluentes (as bactérias) encontram a matéria orgânica e os compostos químicos necessários para se desenvolverem e gerarem o biogás (gás à base de metano). Na natureza, a digestão anaeróbia faz parte do ciclo do carbono, na medida em que desempenha um papel importante na mineralização do material orgânico. Esta tecnologia permite a degradação de compostos tóxicos e a produção de energia.
Permite ainda a reutilização das lamas resultantes na agricultura, contribuindo para o desenvolvimento sustentado e a contenção do efeito-de-estufa.

6.4.06

Forno Solar - Dessalinização

O EFEITO-DE-ESTUFA

O que é ?
O efeito-de-estufa resulta do facto da radiação solar ao atravessar um vidro ou plástico, aquecer as superfícies em que incide, e estas libertarem mais ou menos energia até atingirem o equilíbrio radiativo, na medida do material de que são constituída. Este processo de emissão de energia, faz-se em comprimentos de onda, para o qual o vidro ou o plástico não são transparentes, ficando assim a energia retida, aumentando a temperatura, como se verifica numa estufa.

Numa escala planetária, a atmosfera assume o papel de “vidro” e a radiação solar aquece a superfície da Terra, libertando calor, na forma de radiação infravermelha, que se perde para o espaço. Na medida em que exista um desequilíbrio neste mecanismo de trocas radiativas provocado pelos chamados gases de efeito-de-estufa - como o dióxido de carbono, o metano, etc. – assim a temperatura à superfície aumenta, provocando uma sequência de efeitos ambientais que se julga estarem na origem das alterações climáticas.

Que potencial ?
Mas é graças a este mecanismo radiativo que se consegue a elevação de temperatura necessária e suficiente para elevar a temperatura da água num fogão solar ou na dessalinização de água do mar.
De todas as formas de energia existentes no mundo, a lenha é aquela que aparece com maior importância, mesmo se considerarmos o petróleo, o gás ou até o nuclear. Actualmente, mais de um bilião de toneladas de madeira são cortadas anualmente, sendo a maior parte para cozinhar. Estima-se em dois biliões de pessoas que utilizam a madeira para cozinhar .
O sucesso na utilização de um fogão solar no dia-a-dia é mais uma questão de adaptação da dieta do utilizador à cozedura do tipo “solar” (lenta e irregular) do que o seu funcionamento própriamente dito.