3.11.05

ENERGIA é a capacidade de trabalhar

Ela apresenta-se em formas diferentes – Energia do calor (térmica), da luz (radiante), mecânica, eléctrica, química e nuclear. Existem 2 tipos de energia – energia armazenada (potencial) e energia do trabalho (cinética). Por exemplo, a comida que tu comes contém energia química e o teu corpo armazena esta energia até que tu a libertas quando trabalhas ou brincas.

Todas as formas de energia são armazenadas de diferentes maneiras, nas fontes de energia que nós utilizámos todos os dias. Estas fontes são divididas em 2 grupos – renováveis (uma fonte de energia que nós podemos utilizar uma vez e outra e sempre) e não renovável (uma fonte de energia que nós estamos a gastar e não podemos voltar a criar num curto período de tempo). As fontes de energias renováveis incluem a energia solar, a qual vem do sol e pode ser transformada em electricidade e calor. A energia do vento (eólica), a energia geotérmica do interior da Terra, a biomassa das plantas e a hidroeléctrica da água são também fontes de energias renováveis.

No entanto, nós obtemos a maior parte da nossa energia a partir de fontes de energia não renováveis, as quais incluem os combustíveis fósseis – petróleo, gás natural e carvão. Elas são chamadas de combustíveis fósseis porque são formadas ao longo de milhões e milhões de anos pela acção do calor do interior da Terra e da pressão das rochas e solo nos restos (ou fósseis) de plantas e animais mortos. Outra fonte de energia não renovável é o elemento urânio, cujos átomos nós separámos (através de um processo chamado de fissão nuclear) para criar calor e, em última instância, electricidade.

Todas estas fontes fornecem a energia que nós precisámos para vivermos as nossas ocupadas vidas.