5.11.05

As energias renováveis

As fontes de energia renováveis podem ser substituídas num pequeno período de tempo. As 5 fontes de energia mais utilizadas em Portugal incluem a hidroeléctrica (água), a solar, a eólica, a geotérmica e a biomassa.

O impacto das energias renováveis no quadro da energia mundial é significativo. Muitas etapas ocorreram durante a história da utilização das fontes de energia para produzir electricidade – mas a utilização global destes combustíveis declinou 4% entre 1997 e 98, para um nível de cerca de 7 quadrilhões de Btu.

A utilização da energia renovável não é nova. Cinco gerações atrás (125 anos), a madeira fornecia mais de 90% das nossas necessidades energéticas. Devida à comodidade e baixos preços dos combustíveis fósseis, a utilização da madeira caiu. Agora, a biomassa que normalmente iria apresentar um problema de resíduos é transformada em electricidade (exs: resíduos fabris, cascas de arroz e o licor negro da produção de papel).

Historicamente, o baixo preço dos combustíveis fósseis, especialmente do gás natural, tornaram difícil o crescimento dos combustíveis fósseis. A desregulação e reestruturação da energia eléctrica pode vir a ter um grande impacto no consumo de energias renováveis. A procura de energia mais barata a curto prazo poderá diminuir a procura por energia renovável, enquanto a preferência pelas renováveis incluída em recentes propostas de reestruturação da legislação da electricidade poderão dar um sopro de nova vida a esta indústria.

A utilização das renováveis em Portugal actualmente não irá aproximar-se da dos principais combustíveis e devido à sua limitação (ex: a sua natureza intermitente – dias com nevoeiro não dão ganhos solares, dias calmos significam que o vento não sopra para mover as turbinas eólicas, as barragens são principalmente para o controlo de cheias, pelo que a produção hidroeléctrica varia consoante os níveis de água das barragens mudam), as renováveis podem nunca dar a “resposta” a todos os problemas energéticos. Mas, por todo o mundo, a energia renovável está a provar ser de grande valor.