20.6.06

ENERGIA SOLAR – SISTEMAS SOLARES PASSIVOS

O ambiente construído

O que é ?

O aproveitamento passivo da energia solar deriva dos ganhos de exposição ao sol ou do efeito de sombra, ao utilizar a radiação solar. É uma arquitectura que permite captar e armazenar calor nas habitações
Antigamente, as casas individuais eram construídas a pensar principalmente na radiação solar, no vento, na chuva e na neve. Assim, construíam-se fachadas orientadas a Sul, ou então pátios interiores, se o clima fosse frio. O caiado das casas no Verão era muito utilizado, pois a cor branca reflecte bem a radiação no Verão.

Que potencial ?
Os sistemas solares passivos são essencialmente a aplicação de algumas ideias simples, como a orientação das fachadas principais das casas, dos prédios, das escolas, com grandes janelas a Sul, e mais pequenas com vidro duplo, a Norte..

Existem outros elementos que podem reduzir significativamente os gastos de energia, quer no aquecimento ou arrefecimento, quer na iluminação. São disso exemplo, as clarabóias ou luminoductos, construídos para manter o espaço interior copm luz natural; as paredes de Tromble , utilizadas para aquecer o ar por energia solar e utilizá-lo na climatização (moradias) para aumentar o conforto de Verão ou de Inverno; os solários, espaços envidraçados que aumentam a contribuição solar na climatização da casa.

1 Comments:

Blogger NetSurfer said...

Ola, só queria dar os meus parabens pelo blog.

30 setembro, 2006 10:50  

Enviar um comentário

<< Home