3.5.06

ENERGIA EÓLICA

Moinhos e Aerogeradores

O que é ?
O aproveitamento da energia do vento -ou energia eólica-começou por ser usada tradicionalmente para moagem por moinhos mecânicos a velas de pano ou pás de madeira (sec. XI). Foi a necessidade de bombagem de água, muito antes da descoberta da electricidade, que popularizou o moinho tipo americano – de pás múltiplas– cuja existência mundial deve atingir o milhão de unidades.

Que potencial ?
A designação de aerogerador advém do facto do vento, ao soprar (energia cinética do ar), faz girar as pás da turbina eólica em cujo eixo está um gerador eléctrico. A corrente alterna assim produzida é convertida em corrente contínua para carregar acumuladores. A corrente fornecida por estas baterias pode utilizada directamente ou ser (outra vez) convertida em alterna por intermédio de um ondulador.

Os pequenos aerogeradores (300 a 2000 W) produzem energia eléctrica para aplicações (de pouco consumo) agrícolas, domésticas ou telecomunicações. Existem numa grande variedade de formas e dimensões e podem ser montados entre 5m (barcos) e 20m (torres). Quando associados com módulos fotovoltaicos constituem centrais híbridas de energia.

Os grandes aerogeradores estão localizados em cumes montanhosos ou junto ao litoral a produzir energia para a rede eléctrica. Atingem dimensões de pás de 30 a 60 metros (em torres de 60 a 100 metros) e podem atingir potências eléctricas de 500 a 1500kW. Em grupo, designam-se parques eólicos e atingiram já os 80MW de potência instalada no nosso país.