26.11.05

Produção de energia renovável caiu 39%
Eólica duplicou em Setembro


Teresa Costa

Apesar de a potência instalada para a produção de energia renovável não parar de aumentar em Portugal continental, desde 2003, a produção total de energia a partir deste tipo de fontes continua a baixar devido às condições de seca extrema que o país atravessou.

De Janeiro a Setembro de 2005, a produção eléctrica assim obtida caiu 39%, face a igual período de 2004, devido à sua componente hídrica, lê-se no relatório mensal da Direcção-Geral de Geologia e Energia relativo a Agosto/Setembro.

O total de potência instalada renovável ultrapassou, em Setembro, a barreira dos seis mil MW, mantendo um ritmo de crescimento de 10% ao ano.

Só em Agosto e Setembro foram instalados mais 140 MW de potência eólica. Os seis novos parques que entraram em funcionamento em Agosto contribuíram para duplicar a produção no mês seguinte.

Nos nove meses considerados, a energia dos ventos cresceu mais do dobro em relação a 2004, fixando-se nos 1053 GWh. Até ao final de Setembro, a potência eólica instalada estava distribuída por 93 parques, com um total de 610 aerogeradores.

Os distritos com maior potência instalada são Vila Real, Lisboa, Viseu, Santarém, Braga e Coimbra. Até 2007, o país deverá ter mais de dois mil MW de potência eólica no sistema eléctrico nacional.

No contexto global das renováveis, o Norte lidera no total de potência instalada, essencialmente devido à localização das grandes barragens hídricas e a um número "significativo" de parques eólicos.

Face à evolução registada, Portugal é terceiro país da União Europeia (dos 15) com maior incorporação de energias renováveis, assinala a Direcção-Geral.