5.12.05

Calor Solar Térmico

As principais aplicações da energia solar térmica na actualidade são o aquecimento de piscinas, o aquecimento de água para utilização doméstica e o aquecimento de edifícios. Para estes propósitos, a prática geral é o uso de colectores de energia solar de pratos planos com uma orientação fixada.

Quando um aquecimento de edifícios é a principal consideração, a mais alta eficiência de um colector de prato plano fixado é obtida se estiver virada aproximadamente para sul e se inclinar num ângulo para o horizonte igual à latitude mais cerca de 15 graus.

Os colectores solares classificam-se em duas grandes categorias: não concentrante e concentrante.

No tipo não concentrante, a área colectora (isto é, a área que intercepta a radiação solar) é a mesma que a área absorvente (i.e., a área absorvendo a radiação).

Nos colectores concentrantes, a área interceptando a radiação solar é maior, por vezes centenas de vezes mais, do que a área absorvente. Onde as temperaturas abaixo de cerca de 90 graus centígrados são suficientes, tais como para o aquecimento de espaços, os colectores de pratos planos do tipo não concentrante são geralmente utilizados.

Existem muitos desenhos de colectores de pratos planos mas geralmente todos consistem de (1) um prato plano absorvedor, o qual intercepta e absorve a energia solar, (2) uma cobertura transparente que permite à energia solar passar mas reduz a perda de calor do absorvedor, (3) um fluído (ar ou água) de transporte de calor a deslizar por tubos para remover calor do absorvedor, e (4) uma retaguarda de isolamento de calor.

Os sistemas de aquecimento solar de espaços podem ser classificados como passivos ou activos. Nos sistemas de aquecimento passivos, o ar é circulado junto a uma superfície de aquecimento solar e através do edifício por convecção (i.e, o ar quente menos denso tende a elevar-se enquanto o ar fresco menos denso move-se em sentido descendente) sem a utilização de equipamento mecânico. Nos sistemas de aquecimento activos, ventoinhas e bombas são utilizadas para circular o ar ou o fluído absorvente do calor.

CENTRAIS ELÉCTRICAS SOLAR TÉRMICAS
As centrais eléctricas térmicas utilizam os raios solares para darem calor a um fluído, a partir do qual os sistemas de transferência de calor podem ser usados para produzir vapor. O vapor, por sua vez, é convertido em energia mecânica numa turbina e em electricidade a partir de um gerador convencional acopulado à turbina. A produção de energia solar térmica é essencialmente igual às das tecnologias convencionais, excepto que nas tecnologias convencionais a fonte de energia é a partir de energia armazenada nos combustíveis fósseis libertados devido às altas temperaturas necessárias para o fluído de trabalho. Os 3 tipos de centrais solar térmicas em utilização ou em desenvolvimento são: através da parabólica, prato solar e torre de energia solar.