1.12.05

Energia Solar – a Energia do Sol

O sol tem produzido energia há milhões de anos. A energia solar é a radiação solar que atinge a Terra.

A energia solar pode ser convertida directamente ou indirectamente noutras formas de energia, tais como o calor e a electricidade. Os maiores obstáculos (problemas ou questões a ultrapassar) da energia solar são: (1) a maneira intermitente e variável pela qual ela chega à superfície terrestre e (2), a grande área requerida para a recolher a um nível satisfatório.

A energia solar é utilizada para aquecer a água para uso doméstico, o aquecimento do espaço de prédios, para a secagem de produtos agrícolas e para produzir energia eléctrica.

Em 1830, o astrónomo britânico John Herschel utilizou uma caixa de recolha de energia solar para cozinhar comida durante uma expedição a África. Agora, as pessoas estão a tentar utilizar a energia solar para muitas coisas.

As empresas eléctricas estão a tentar a fotovoltáica, um processo pelo qual a energia solar é convertida directamente em electricidade. A electricidade pode ser produzida directamente da energia eléctrica utilizando aparelhos fotovoltáicos ou indirectamente a partir de geradores a vapor utilizando colectores solares térmicos para aquecer um fluído em movimento.