11.12.05

Energia Solar: ATRAVÉS DA PARABÓLICA


O através da parabólica é dos sistemas concentradores o mais avançado. Esta tecnologia é utilizada nas maiores centrais do mundo de energia solar térmica ligadas à rede nacional.

O colector através da parabólica tem um reflector linear em forma de parabólica que foca a radiação do sol num receptor linear localizado no centro da parabólica. O colector acompanha o sol ao longo de um eixo de este para oeste durante o dia para garantir que o sol é continuamente focado no receptor. Devido, nomeadamente à sua forma parabólica, o sol é concentrado cerca de 30 a 100 vezes a sua intensidade normal (taxa de concentração) num tubo receptor localizado ao longo da linha focal da parabólica, atingindo temperaturas operativas de mais de 400º C.

Um campo de colectores consiste num grande campo de colectores de parabólicas directas de acompanhamento de eixo-simples. O campo solar é modular na natureza e é composto de muitas filas paralelas de colectores solares alinhados num eixo horizontal norte-sul. Um fluído de trabalho (transferência de calor) é aquecido à medida que circula através dos receptores e regressa para uma série de trocas de calores numa localização central onde o fluído é utilizado para produzir vapor superaquecido de alta pressão. O vapor é depois alimentado para um gerador/turbina de vapor convencional para produzir electricidade. Depois de o fluído de trabalho passar pelas trocas de calores, o fluído arrefecido volta a circular pelo campo solar. A central é usualmente concebida para o operar a 100% utilizando apenas energia solar, dada a suficiente energia solar. Contudo, todas as centrais são híbridas (solares e fósseis) pois têm uma capacidade de alimentação a combustíveis fósseis que podem ser utilizados como suplemento para completarem a saída de energia solar durante os períodos de menor energia solar.