17.12.05

ENERGIA GEOTÉRMICA - Energia do Interior da Terra

A energia vulcânica não pode ser aproveitada (controlada e recolhida), mas em alguns locais, o calor da Terra, chamado de energia geotérmica, pode ser recolhido. Geralmente, os engenheiros tentam recolher este calor em locais onde a crusta terrestre é fina ao fazer perfurações pela crusta e permitindo que o calor escape, quer como vapor ou como água muito quente. Tubos transportam a água quente para ma central, onde é permitido que algum do vapor “brilhe” ou se separe da água. Esse vapor faz depois mover uma turbina-gerador para fazer electricidade.

A energia geotérmica foi pela primeira vez utilizada para produzir electricidade em Itália, em 1903. em Portugal, ela é aproveitada nos Açores. A produção a partir de fontes geotermais é, portanto, “específica de um sítio”, significando que a produção é apenas possível em poucos sítios com condições geológicas únicas (como os Açores).

A energia geotérmica pode ser utilizada como uma eficiente fonte de calor em pequenas aplicações de utilização final, tais como as estufas, mas os consumidores têm de estar localizados perto da fonte de calor. A capital da Islândia, Reykjavik, é aquecida principalmente por energia geotérmica.

A energia geotérmica tem um grande benefício ambiental porque ela contrabalança a poluição do ar que teria sido produzida se os combustíveis fósseis fossem a fonte de energia. A energia geotérmica tem um impacto muito pequeno no solo – os poucos acres utilizados parecem com um complexo fabril de uma indústria suave. Uma vez que a água levemente mais fria é reinjectada no terreno, existe apenas um impacto menor, excepto se existir um campo de géiseres naturais por perto.

2 Comments:

Anonymous fred said...

gostei muito dessa explicaçao!!!vlwwwww

15 setembro, 2010 01:24  
Anonymous Anónimo said...

Vai me ajudar se vocês escreverem perguntas juntas a texto com resposta curtas

17 setembro, 2014 19:29  

Enviar um comentário

<< Home