18.12.05

Casca de castanha produz energia

A Sortegel, empresa ligada à transformação de castanha, vai aproveitar as cascas daquele fruto para produzir energia. Trata-se de um projecto de co-geração de energia que pretende reduzir o consumo excessivo de gás da fábrica instalada em Sortes (Bragança), na ordem das 220 toneladas por ano. Com o novo método a poupança energética é significativa, cerca de 100 toneladas de gás/ano, o que equivale entre 74 a 99 mil euros.

Através da introdução na produção de vapor de um equipamento apropriado vai produzir-se gás a partir da casca da castanha que é transformada na unidade, fazendo a reciclagem do subproduto. O projecto tem também a componente de protecção ambiental. "Faz-se a utilização do resíduo primário e secundário, poeira fina, que é reintroduzido na combustão integral do resíduo, o que faz com que haja menos emissão de efluentes, já que os filtros de água fazem a filtragem dos fumos e não haverá emissões de partículas para a atmosfera", explicou Álvaro Coto, presidente do Conselho de Administração da Sortegel.

É um projecto inovador, no que respeita à transformação da castanha, que exige um grande consumo de vapor para o descasque. O processo já é usado no sector da cortiça e, agora, foi adaptado para os resíduos da castanha.

A empresa também quer poupar água e instalou para o efeito um sistema de reciclagem, através de um circuito de condução onde se faz o transporte dos resíduos sólidos do segundo descasque, que é encaminhado para um extractor que extrai os sólidos e reintroduz a água no circuito para voltar a fazer o transporte dos resíduos.

A Sortegel trabalha anualmente entre 7 a 8 toneladas de castanha e exporta cerca de 90% da produção de castanha.