7.2.06

ENERGIA SOLAR TÉRMICA

Água quente solar

O que é ?
A água do duche lá de casa é aquecida por esquentador a gás, acumulador termoeléctrico ou com a lenha numa caldeira? Existe no entanto, uma outra fonte de energia, económica, limpa e disponível em toda a parte: o Sol !

A energia solar pode ser utilizada para aquecimento de águas sanitárias (duches) em casa ou para aquecer a água em piscinas. No nosso país, o radiação solar é abundante e grande parte das necessidades anuais de água quente de uma família, podem ser cobertas com colectores solares térmicos.

Que potencial
? Uma instalação solar tem um ou mais colectores solares ligados por um sistema de circulação a um depósito de armazenamento de água quente. Os colectores solares funcionam pelo efeito-de-estufa, transmitindo o calor a um fluido (água) que circula no seu interior, podendo atingir, em média, a temperatura de 60 a 80º C, conforme são do tipo plano ou CPC. São instalados nos telhados das casas ou em estruturas orientadas a Sul.

A utilização de colectores solares tem inúmeros benefícios. São amigos do ambiente, já que toda a energia captada provém do Sol e é de borla!