9.1.06

UTILIZAÇÃO RACIONAL DE ENERGIA

Energia poupada, energia ganha !

O que é ?.
A poupança ou economia de energia faz reduzir a sua procura. Desta forma, poupar energia corresponde a uma “fonte de energia”, já que contribui para reduzir a exploração das fontes energéticas utilizadas.
Quer a utilização de energia eléctrica foras dos horas de grande consumo, quer a utilização preferencial das energias primárias, são exemplos que a uma escala nacional, podem conduzir a grandes economias de energia.

Que potencial ?
São muitas as perdas de energia contidas no processo de transformação de combustível (por exemplo a queima de fuelóleo) numa central térmica. A transformação ou conversão de uma forma de energia noutra, representa sempre uma quantidade que se perde na forma de calor. Daí que devemos procurar formas mais eficientes de utilizar a energia, evitando desperdícios.
Um exemplo simples,”à mão” de qualquer um, é a utilização do esquentador a gás para aquecer a água do banho em vez de se utilizar um termoacumulador a electricidade.
Mas a economia de energia não fica por aqui ! Outros bons exemplos são: carregar a máquina de lavar roupa com a carga total e utilizá-la no período nocturno ou não deixar lâmpadas acesas que não façam falta. Já agora ! Porque não começar a utilizar lâmpadas de alto rendimento ?