29.12.05

BIOMASSA - - A Energia da Lenha, Lixo e Resíduos Agrícolas

Colheitas como o milho são bem moídas e separadas nos seus componentes de açucares os açucares são destilados para fazer etanol que pode ser utilizado como um combustível alternativo que liberta dióxido de carbono que é reabsorvido pelas colheitas originais

BIOMASSA - - A Energia da Lenha, Lixo e Resíduos Agrícolas

A biomassa é material orgânico que tem armazenado luz solar na forma de energia química. Os combustíveis da biomassa incluiem a lenha, resíduos de lenha, palha, estrume, cana de açúcar e muitos outros derivados de um variedade de processos agrícolas. Quando queimada, a energia química é libertada como calor. Se tiveres uma lareira, a lenha que tu queimas nela é um combustível de biomassa. O que nós agora chamamos de biomassa era a principal fonte de aquecimento das casas e outros edifícios durante milhares de anos. Na verdade, a biomassa continua a ser uma grande fonte de energia em muito do mundo em desenvolvimento.

A cana de açúcar é um bom exemplo da colheita de cereais de biomassa. O seu principal produto comercial, o açúcar, é extraído da cana, removendo o sumo; o remanescente da planta, chamado de “bagaço”, ainda contém a energia química do sol. Como qualquer biomassa, o bagaço produz calor quando queimado. O Etanol, outro combustível da biomassa, é um álcool destilado principalmente do milho. Durante os últimos 20 anos, tem sido misturado com gasolina para utilização nos carros. Utilizar etanol na gasolina significa que nós não queimámos tanto combustível fóssil nos nossos carros.

As pessoas estão a tentar desenvolver formas de queimar mais biomassa e menos carvão e outros combustíveis fósseis. Quando queimada, a biomassa liberta dióxido de carbono, um gás de efeito de estufa. Mas quando os cereais da biomassa são cultivados, uma quantidade equivalente de dióxido de carbono é consumida através da fotossíntese.

O verdadeiro benefício ambiental da biomassa irá aparecer quando nós pudermos utilizar grandes quantidades de biomassa para produzir electricidade, assim reduzindo a quantidade de consumo de combustíveis fósseis. Esta é uma fotografia do combustível biomassa, provavelmente placas de madeira, sendo armazenadas para posterior utilização numa caldeira. Os agricultores estão a experimentar “cereais de lenha” (principalmente pequenas árvores de choupas) para verem se os podem cultivar de forma barata e abundante.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

e a bibliografia?

15 outubro, 2006 21:43  
Anonymous jander nascimento said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

02 julho, 2009 17:07  

Enviar um comentário

<< Home