21.12.05

HIDROELÉCTRICA - A Energia a parir da Água em Movimento

Das fontes de energia renovável para produzir electricidade, a hidroeléctrica é a mais frequentemente utilizada. Contam para 9 por cento da produção portuguesa e 82% da produção das energias renováveis em 2001. É uma das mais antigas fontes de energia e foi utilizada há milhares de anos atrás para mover as rodas de pás para, por ex., moer o grão.

Até essa altura, o carvão era o único combustível utilizado para produzir electricidade. Porque a fonte de energia da hidroeléctrica é a água, as centrais de energia hidroeléctrica têm de ser localizadas numa fonte de água. Portanto, não foi até que a tecnologia para transmitir electricidade ao longo de grandes distâncias foi desenvolvida que a hidroelectricidade se tornou largamente utilizada.

A energia mecânica é obtida pela orientação, aproveitamento ou abertura de canais da água em movimento. A quantidade de energia disponível na água em movimento é determinada pelo seu curso ou queda. O curso veloz da água num grande rio, transporta uma grande quantidade de energia no seu curso. Pelo que, também, com a água a descer rapidamente a partir de um ponto alto, como as Cataratas de Niagara, em Nova Iorque. Em ambas as situações, a água corre por um tubo ou comporta, depois vai contra e faz mover lâminas numa turbina para fazer girar um gerador para produzir electricidade. No sistema corrido-do-rio, a força da corrente aplica a pressão necessária, enquanto num sistema de armazenamento, a água é acomulada em reservatórios criados por barragens, depois libertada quando a procura por electricidade é alta. Ao mesmo tempo, as barragens ou lagos são utilizados para passeios de barco e pesca e, frequentemente, os rios por trás das barragens fornecem oportunidades para desportos radicais como rafting e passeios de kayakes.

Muitas pessoas vêm a energia hidroeléctrica como o combustível ideal para a produção de electricidade porque, ao contrário dos combustíveis não renováveis utilizados para produzir electricidade, é praticamente grátis, não existem produtos de resíduos e a hidroelectricidade não polui a água ou o ar. Contudo, é criticada porque muda o ambiente ao afectar os habitats naturais. Por exemplo, os salmões têm de subir a maré para os seus locais de desova para reprodução, mas as várias barragens podem servir de obstáculo. Diferentes abordagens para resolver este problema têm sido utilizadas, incluindo a construção de “escadas de peixes”, as quais ajudam o salmão a “subir” a barragem para os locais de desova.