4.1.06

ENERGIA EÓLICA - A Energia do Ar em Movimento

O vento é causado pelo desigual aquecimento da superfície da Terra. Os humanos têm utilizado o vento como fonte de energia há milhares de anos. Por exemplo, as velas capturam o vento para fazer mover os barcos, os Antigos Egípcios utilizaram uma grande roda de pás para moer alguns cereais e os Holandeses utilizaram os moinhos no século XIV para bombearem água de terras baixas.

Hoje, as pessoas por todo o mundo estão interessadas em utilizarem o vento para produzir electricidade. As lâminas da turbina “apanham” o vento, mudando a sua direcção de horizontal para vertical, para que as lâminas girem como uma ventoinha. Uma turbina é então engatada e a electricidade é produzida. As maiores lâminas dos parques eólicos em utilização na actualidade medem cerca de 15 metros. As torres eólicas, algumas do tamanha de 10 lojas, elevam as lâminas acima do solo onde correntes de ar mais fortes se encontram.

Para uma grande turbina eólica, uma que pode fazer electricidade para a tua casa, o vento tem de soprar bastante forte – cerca de 30 quilómetros por hora. Mas a electricidade do vento pode ser produzida com uma velocidade do vento tão baixa como 13 kms por hora. As turbinas eólicas não produzem poluição mas elas podem ser bastante ruidosas.