5.1.06

O Sol a trabalhar para nós ...

RECURSOS ENERGÉTICOS RENOVÁVEIS EM PORTUGAL

O que é ?
As energias renováveis são fontes de energia inesgotável e não-poluente, fornecidas pelo sol, pelo vento, pelo calor da Terra, pelas quedas de água, pelas marés ou ainda pelo crescimento das plantas. Apresentam em comum o facto de produzirem energia eléctrica, térmica ou mecânica, sem consumirem os recursos. A sua exploração não produz (ou produz muito pouco) resíduos e emissões poluentes.
Para além da redução de poluição ambiental, a utilização destas fontes de energia permite explorar recursos energéticos nacionais, criar novas oportunidades de emprego e de menor dependência dos mercados externos

Que potencial ?
De uma maneira geral as energias renováveis são classificadas pela forma como são captadas e como é aproveitado o seu fluxo de energia, em contraste com as reservas de energia, limitadas por si mesmo, dos combustíveis fósseis: petróleo, carvão, gás e urânio.
Dispondo de 2300 a 3000 horas de sol por ano, Portugal está numa situação priveligiada para a utilização de energia solar,
Já lhes chamaram o presente do tempo futuro e o seu potencial de exploração ainda está muito mal aproveitado. Para ter uma ideia à escala mundial: só 20% do consumo eléctrico é coberto pelas energias renováveis.