16.1.06

ENERGIA DA BIOMASSA E DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

A Energia VERDE

O que é ?
Entre as energias renováveis, a biomassa é talvez aquela que a humanidade emprega há mais tempo. Na queima directa – lenha e resíduos industriais e agro-florestais – , na produção de combustíveis líquidos alternativos a partir de óleos vegetais, essencialmente de girassol – o biodiesel – ou na compostagem de resíduos como os bagaços de azeitona. Até a utilização de microalgas e cianobactérias (organismos fotossintéticos) adaptadas ao tratamento de efluentes líquidos industriais, são exemplos da aplicação de biomassa no ciclo natural do carbono (é “verde” por isso).

Que potencial ?!
A biomassa sólida consiste sobretudo na combustão, para fins de produção de calor, de madeira ou de resíduos de indústrias (madeira e papel). São utilizadas máquinas que trituram os resíduos reduzindo-os a “serradura” para os injectar num tipo especial de caldeira ou transformá-los em briquetes. Pode também ser associada à incineração de resíduos para cogeração – produção de electricidade e calor.

A Central Termoeléctrica de Mortágua, com a potência 10MW, usa como combustível principal, os resíduos florestais da limpeza de matas de pinheiro e eucalipto.