11.1.06

ENERGIA DO BIOCOMBUSTÍVEIS

A Passo de Girassol ...
ENERGIA DO BIOCOMBUSTÍVEIS

O que é ?

Os combustíveis de origem fóssil (petrolífera) utilizados no sector rodoviário provocam um efeito ambiental bastante negativo devido à libertação de substâncias nocivas como o monóxido de carbono, os óxidos de azoto e de chumbo, hidrocarbonetos aromáticos e outros compostos voláteis.
Entre os combustíveis alternativos encontram-se os óleos vegetais – óleos de girassol, colza, palma, soja, etc. – utilizados directamente ou em misturas de proporção variável com gasóleo. Por intermédio de processos químicos (de nome complicado) – transesterificação – o óleo vegetal transforma-se em biocombustível .

Que potencial ?

As melhores perspectivas de desenvolvimento dos biocombustíveis no nosso país passa pelo aumento de produção de semente de girassol, desenvolvendo os esteres metílicos para utilização em motores a gasóleo, como é exemplo o projecto BIODIESEL utilizado em autocarros, em pequenas proporções. Aliás, em diversos países da UE – como a vizinha Espanha - existem extensas produções de milho e de colza, o que permite que actualmente, grande parte do combustível desses países, contêm já misturas com biocombustíveis.

Outros países têm desenvolvido experiências semelhantes, como é o caso da produção de álcool a partir de cana de açucar, no Brasil, ou da produção de álcool a partir de milho, nos Estados Unidos da América, soluções que podem ser utilizados como alternativa aos motores a gasolina.