10.1.06

A Força da água !

ENERGIA MACRO-HÍDRICA E MINI-HÍDRICA (HIDROELÉCTRICA)

O que é ?
A energia hidráulica é uma forma de energia renovável que provém do movimento da água. Nesta utilização podem utilizar-se pequenas ou grandes turbinas e geradores, conforme se aproveita os cursos dos rios ou barragens de rio, para converter a queda de água em electricidade. A energia cinética dca força da água, ao cair sobre as pás de uma turbina hidráulica é transformada em energia mecânica e, por intermédio de um gerador, em energia eléctrica.

Que potencial ?
Durante muitos séculos a utilização energética dos cursos de água destinava-se à moagem de cereais e na aplicação em actividades mecânicas, como a serração de madeira. É, por isso, que se encontram muitos moinhos de água, noras e afins, junto a rios e ribeiras, um pouco por todo o país.
Neste âmbito há que salientar os pequenos aproveitamentos hidroeléctricos, instalando no mesmo curso de água muitas pequenas centrais (mini-hídricas) com reduzido impacte ambiental.
Em virtude das grandes barragens (como é o caso recente do empreendimento do Alqueva) terem impactes significativos numa extensa zona (as terras ficam alagadas, o caudal do rio modifica-se, cria-se um grande lago). No entanto, são as grandes hidroeléctricas– a macro-hídrica – que contribuem de forma significativa para a produção de electricidade no nosso país.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

muito bem essa explicação mim ajudo muito no trabalho da escola

29 novembro, 2007 17:54  
Anonymous Anónimo said...

que bom que te ajudou..tá precisando mesmo.

01 outubro, 2010 21:36  
Anonymous Anónimo said...

és mesmo triste

06 junho, 2012 09:10  
Anonymous Anónimo said...

Interessante, muito boa a esplicação.

20 novembro, 2012 02:38  

Enviar um comentário

<< Home